Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Lula e Bolsonaro iriam ao 2º turno se eleições fossem hoje (Ibope)

Lula tem vantagem de mais de 20 pontos percentuais sobre Bolsonaro

Publicado por Maysa Martimiano
há 6 anos


De acordo com a pesquisa do Ibope divulgada neste domingo (29), Lula e Bolsonaro (PSC-RJ) disputariam a presidência no segundo turno se a eleição presidencial acontecesse hoje. Esta é a primeira pesquisa do instituto para avaliar o cenário das eleições de 2018.

A pesquisa, divulgada pelo blog do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo, mostra um retrato semelhante ao apresentado pelo levantamento do Datafolha, divulgado no fim do mês passado. Nas pesquisas de ambos os institutos, Lula lidera com larga vantagem em todos os cenários em que seu nome aparece. A tendência é apresentada pelo Datafolha desde junho.

O petista abre vantagem de mais de 20 pontos percentuais de Bolsonaro na pesquisa estimulada (com as opções de nomes para os entrevistados responderem). Enquanto Lula tem 35%, o deputado fluminense aparece com 13%. Marina Silva é a terceira colocada nesse cenário, com 8%.

Nas respostas espontâneas – sem nomes apresentados -, Lula também lidera, com 26% das intenções de voto. Bolsonaro (9%) e Marina (2%) também aparecem em segundo e terceiro, respectivamente, nesse caso. Em uma simulação sem Lula, o deputado e a ex-senadora ficam empatados em primeiro, com 15%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), cujo nome é citado como um possível “plano B” do PT caso Lula não possa concorrer, aparece com apenas 1% das intenções dos entrevistados.

Tucanos e Huck

Os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria, governador de São Paulo e prefeito da capital paulista, respectivamente, aparecem com 5% e 4% no cenário estimulado com Lula. O prefeito paulistano ainda ficaria atrás do apresentador Luciano Huck, que tem os mesmos 5% de Alckmin.

Alckmin ficaria empatado em quarto lugar com Huck, cujo nome tem sido aventado como um possível “outsider” na disputa do ano que vem. O apresentador, em um cenário sem o ex-presidente Lula aparece com 8% das intenções de voto, em segundo lugar, uma vez que Bolsonaro e Marina empatam em primeiro nesse caso. O nome de Huck também aparece na frente de Ciro Gomes, o terceiro colocado nessa simulação, com 7%.

Alckmin tem seu melhor índice na pesquisa sem Lula, com os mesmos 7% de Ciro Gomes. Já Doria, afilhado político de Alckmin que tem ameaçado se candidatar à Presidência contra seu padrinho e mantido uma agenda de pré-candidato, com viagens pelo país e para o exterior, não passa dos 5% em nenhum cenário.

Congresso em Foco

  • Sobre o autor⚖️ •Civil •Família •Consumidor
  • Publicações403
  • Seguidores1008
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações580
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-e-bolsonaro-iriam-ao-2-turno-se-eleicoes-fossem-hoje-ibope/514862159

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deus nos ajude, o PT esta a anos no poder, já afundaram bastante o país...

Infelizmente estamos sem opções... continuar lendo

Concordo. Infelizmente estamos sem opções. Mas, não tivemos ao longo da história do Brasil muitas opções... continuar lendo

Sempre tivemos a melhor opção: Aprender a votar!
Mas nunca utilizamos. continuar lendo

Não tenho a menor sombra de dúvida de manipulação em nossas urnas, afinal as instituições que fiscalizam se demonstram cada dia mais corruptas...

Porque o voto é eletrônico ao invés de países mais desenvolvidos que nós ainda mantem o bom e velho voto em papel? continuar lendo

Considerando-se confiabilidade no IBOPE ... continuar lendo

Aí você começa a ver gente (geralmente os mais idosos) desejando que os militares instaurassem outra ditadura no país, para serem logo em seguida rechaçados por uma frente ideológica que diz que a democracia é o sistema mais digno e ético de um Estado de Direito. Eu adoraria concordar com essa visão, mas como posso defender a democracia se um político já condenado em segunda instância em um de seus processos criminais, com depoimentos instrutórios plenamente disponíveis na internet, consegue sair na frente em mais de 20 pontos percentuais? Como defender a democracia se até um apresentador de televisão (nada contra o Huck, mas sim contra sua mera presença na corrida presidencial como símbolo do descontentamento representativo) aparece em pequisas para se tornar Chefe de Estado? Como defender a democracia?

Vamos fazer uma breve análise?
Teocracia - O poder nas mãos de Deus (leia-se "na mão do clero"). Deu muita merda.
Monarquia - O poder nas mãos de um só, transferência puramente hereditária. Deu merda.
Aristocracia - O poder nas mãos de um pequeno grupo. Deu merda.
Democracia - O poder nas mãos do povo. Deu - e está dando - merda.

Nós (mundo) já tentamos de tudo. Ou quase tudo. Não acho que anarquia é a resposta. A tecnocracia merecia uma chance, mas nada garantido. Talvez com a próxima revolução tecnológica teremos uma forma de governo comandada por I.A.s, o que vai dar ou muito certo ou muito errado (estou mais do que disposto a tentar). De qualquer forma, não dá mais pra confiar na Democracia, quem dizer o contrário é, para mim, ingênuo ou demagogo. Enquanto as futuras formas de governo não se "disponibilizam", eu - e tantos outros, aposto - ficamos sentados em nossas cadeiras de popa, tomando nossas cervejas e observando o mundo ser consumido pelas chamas da ignorância. continuar lendo

Prefiro a república de fato.

Quanto a tecnocracia, em especial na IA, na qualidade de Mestre em Informática nessa área, me preocupa você colocar suas fichas nisto. Os globalistas agradecem! continuar lendo

Já dizia Platão, Silvio: "A necessidade é mãe da invenção". Temos hoje formas de governo incompetentes. O motivo da incompetência é justamente o fator humano, em 100% dos casos. A república é uma ideia linda. No papel. Vez e vez de novo temos abundância de exemplos de como o povo não sabe o que quer, ou não admite a existência do um abismo que existe entre interesses individuais e coletivos. É só entrar em qualquer site de notícias e observar: Facções nazistas surgindo - e marchando (!) - nos EUA; protestos a favor da pena de morte e da diminuição da maioridade penal; Coreia do Norte lançando mísseis por cima do Japão; execuções da ISIS na deepweb; 72 identidades de gênero; Catalunha sendo coercitivamente proibida de ir às urnas; volume alarmante de refugiados; tiroteio em massa em Las Vegas; ataques terroristas contra fazendeiros sul-africanos; Trump, no Pentágono, ordenando o aumento do arsenal nuclear em 10 vezes; Erdogan instaurando, democraticamente, uma ditadura na Turquia; - Há mais uma centena de exemplos que apontam para uma única e alarmante verdade: Humanos não sabem se governar. E depois de 50 mil anos de existência, nada indica que vamos um dia aprender. Deixando noções asimovianas de lado, a "tecnocracia por IA" pode muito bem ser a próxima (e única) alternativa evolucionária. continuar lendo

Na sua colocação há uma miscigenação entre república e democracia.

No caso os neonazistas têm o mesmo direito de marchar e protestar do que os socialistas, não? Aliás, segundo a comunidade do saudoso Orkut nominada "Família Porto" nós eramos judeus que se radicaram até serem expulsos da Espanha pela Igreja Católica, o que faz sentido já que, pelo nome ser um substantivo que nomina coisa indica termos sido "novos cristãos". Por outro lado sou descendente em 50% de ucranianos que tiveram que se evadir do seu país na época do holodomor. Talvez a diferença é que a corpora dos professores de história foram doutrinados por professores que acham que a URSS era uma boa idéia. Não simpatizo com nenhum dos dois grupos, mas é um exagero o tratamento diferenciado que cada um recebe.

O que você tem contra a diminuição da maioridade penal e da pena de morte? Creio que um sistema de computação chegaria facilmente à conclusão de que são viáveis dentro de alguns parâmetros. Sugiro que leia o romance "O Sobrevivente" de Chuck Palahniuk. A forma que ele descreve o comportamento do jato em velocidade terminal. É isto! Não há vagas na cadeia, então vamos levar à pena de morte aqueles que mais têm anos à cumprir e mais temos certeza dentro de algum limite. A maioridade penal nem se fala, daqui a pouco estaria zero anos.

A questão de armamento nuclear é mais um blefe.

O resto é resto! A verdade é que na realidade vez ou outra temos de ser endurecidos ou amolecidos. Quando Jesus chegou ai e fez a obra dele a humanidade estava endurecida demais. Hoje temos uns ai que estão moles demais (vide ao cidadão sueco médio que prefere ser morto a falar que tem algo errado por medo de ser criminalizado ou mesmo ser considerado "intolerante"), então perversos como esses do ISIS ou o coreano do norte lá pintam e bordam. A questão do armamento nuclear americano é a resposta, ao invés do que estava se tornando costumeiro, "fazer concessões".

Dentro deste cenário que você coloca o melhor que teriamos seria a ARIA (Controle Absoluto, 2008).

Por fim, lanço mão da lição deixada pelo maior Ministro da Instrução (porque o MEC não deveria ser da educação) que esse país não teve, Pierluigi Piazzi: existem duas coisas capazes de fazer processamento lógico no mundo. Uma é rápida e idiota, a outra é lenta, mas genial. Por vezes o gênio lento tem delegado pensar ao idiota rápido e temos um idiota lento. continuar lendo

Não houve miscigenação, informalmente trato democracia lato sensu como gênero das espécies república e democracia stricto sensu. Permita-me a indulgência.

Os exemplos que dei são apenas isto, exemplos. Exemplos que evidenciam o que falei anteriormente, de que a humanidade não possui capacidade para se autogovernar.

Fui ver sobre o livro "O Sobrevivente", bastou descobrir que é do mesmo autor de Clube da Luta. Estava precisando de uma boa leitura, obrigado pela indicação.

Não sei se o cenário de forma governo por I.A. que aludo pode ser analisado do ponto de vista de filmes de Hollywood. Nós temos exemplos a destro e a sinistro em filmes e jogos (particularmente sou fã do SAM em Mass Effect), mas até que ponto podemos trazer isso para uma montagem séria do tema? Muito pouco ou nada, acredito.

Acabei de assistir parte de uma palestra do Piazzi, não o conhecia. Ele já tinha uma visão bem trabalhada sobre a educação que eu vislumbrava há tempos. Não acho que brocado dele, no entanto, pode ser entendido como uma barreira intransponível. Ontem mesmo vi uma notícia de que o AutoML do Google conseguiu se replicar pela primeira vez, criando uma versão melhor de si própria. Conexa, inclusive, com uma lição do próprio Piazzi a respeito das máquinas de Von Neumann (que acabei de ler, genial).

A proposta que trago é justamente tentar usar as I.A.s para auxiliar nas formas de governo. Não sei se vai dar certo, mas sei que vale a tentativa e que não podemos basear qualquer suposição em filmes e livros de ficção científica. Como a própria Sophie - I.A. da Hanson Robotics - disse ao seu entrevistador Andrew Ross, da CNBC: "You’ve been reading too much Elon Musk, and watching too many Hollywood movies,” continuar lendo

Prezado,

Creio que não assistiu o "Controle Absoluto" senão saberia o que a ARIA aprontou, mas concordo com ela. Montando um spoiler ela simplesmente executou a constituição dos EUA a ferro e fogo!

Na verdade não vejo com bons olhos uma tecnocracia e tenho meus motivos. continuar lendo

"Se você souber para onde olhar, verá corpos enterrados por toda parte." ("Clube da Luta", Chuck Palahniuk, 1996) continuar lendo

Gente que circo de horrores esse nosso país. continuar lendo