Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Duelo no STF: Gilmar x Barroso

“Vossa excelência está sempre com ódio de alguém!”, diz Barroso a Gilmar

Publicado por Maysa Martimiano
há 6 anos

O ministro Gilmar Mendes voltou a protagonizar, nesta quinta-feira (26), uma áspera discussão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez o duelo verbal foi travado com o colega Luís Roberto Barroso – que, a exemplo de figuras como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, com quem Gilmar se estranhou mais de uma vez, acusou o interlocutor de julgar de maneira indevida (veja o vídeo no link abaixo).

https://youtu.be/UJ3UEWiictI

O plenário havia se reunido para julgar uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) questionando a extinção dos tribunais de contas de municípios do Ceará. O fim dos órgãos de fiscalização foi imposto por aprovação de proposta de emenda à Constituição estadual. Mas, mesmo diante de sua complexidade, o tema foi substituído pelo bate-boca entre Mendes e Barroso, quando o primeiro disse que o Rio de Janeiro utiliza recursos de depósitos judiciais para pagar precatórios – procedimento interrompido por Gilmar, em fevereiro, e reativado por Barroso, em junho.

A menção ao Rio por Gilmar deu início à troca de ofensas: “Não sei para que, hoje, o Rio de Janeiro é modelo. Mas, à época, se disse: devíamos seguir o modelo do Rio de Janeiro. Gente, citar o Rio de Janeiro como exemplo”…

Barroso retruca a alfinetada do colega: “Vossa Excelência deve achar que é Mato Grosso, onde está todo mundo preso”, disse Barroso, nascido no Rio, provocando a pronta reação de Gilmar, mato-grossense. “Não, é no Rio de Janeiro mesmo. Ah, e no Rio não estão?”, questionou. “Aliás, nós prendemos. Tem gente que solta”, replicou Barroso.

Foi o ensejo para Gilmar dizer que o colega havia libertado da cadeia José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil em parte do governo Lula (2003-2010) e condenado tanto no mensalão quando no petrolão. “Solta cumprindo a Constituição. Vossa excelência, quando chegou aqui, soltou José Dirceu…”, continuou Gilmar. “Porque ele recebeu indulto do presidente da República!”, protestou Barroso, vendo o interlocutor acirrar o debate. “Vossa excelência julgou os embargos infringentes”, acrescentou Gilmar. “É mentira! Aliás, vossa excelência, normalmente, não trabalha com a verdade”, bradou Barroso.

A partir daí, o diálogo se torna uma jornada de acusações, com intervenções pontuais da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, em pedidos sem o efeito por ela esperado. Durante a discussão, Barroso falou mais que Gilmar e chegou a fazer verdadeiro discurso contra o que disse considerar vista grossa do colega com “criminalidade de colarinho branco”.

“Não transfira para mim essa parceria que vossa excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco”, vociferou Barroso. Gilmar reage com um riso irônico e diz: “Imagine!”.

Fonte: Congresso em foco

  • Sobre o autor⚖️ •Civil •Família •Consumidor
  • Publicações403
  • Seguidores1008
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações565
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/duelo-no-stf-gilmar-x-barroso/514068355

Informações relacionadas

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 meses

Justiça condena Petrobras a pagar R$ 50 milhões por não registrar exposição dos funcionários a agentes tóxicos.

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pior composição do Supremo que já tivemos. continuar lendo

Pasmem, isso é uma vergonha! Maioria desmoralizada, poucos Ministros ainda guardam preservada a conduta ilibada e imparcial necessária, indispensável e ínsita a grandeza do cargo que se ocupam! continuar lendo

Totalmente lamentável todo o episódio. Porém, alguém tem que ter coragem para falar as verdades para este Sr. Gilmar Mendes que não honra a toga que veste. Muito triste! continuar lendo

Gilmar Mendes ficou todo desconcertado com a imputação que lhe foi feita. Mas isso não tira o erro dos dois Ministros, pois eles representam a instância máxima do Judiciário, consequentemente devem ser exemplos perante a sociedade, o que não ocorre hodiernamente, infelizmente. continuar lendo