Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Em uma semana, os melhores parlamentares do ano: de quem é seu voto?

Publicado por Maysa Martimiano
há 7 anos

Na contagem regressiva, falta apenas uma semana para a grande festa. No próximo dia 19 os melhores parlamentares do ano, na avaliação do público na internet, dos jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e, de maneira inédita, de um júri altamente qualificado, receberão o Prêmio Congresso em Foco. Os vencedores desta décima edição só serão conhecidos na cerimônia de premiação, a partir das 20h, no Unique Palace, em Brasília.

Principal novidade deste ano, a escolha dos melhores congressistas pelos jurados reuniu o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Como nas edições anteriores, somente estiveram aptos à votação deputados e senadores que não respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao longo de todo o mês de setembro, o público votou nos parlamentares que, em sua avaliação, melhor representam a população na Câmara e no Senado.

Até o último dia 21, quando foi divulgada a última parcial da votação, mais de 800 mil votos haviam sido distribuídos entre os cerca de 370 parlamentares que participam da disputa. Antes de serem validados, todos os votos – computados por meio do Congresso em Foco – passaram por auditoria interna e foram fiscalizados pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

O Prêmio Congresso em Foco tem duas categorias gerais: “Melhores senadores do ano” e “Melhores deputados do ano”. Também serão homenageados congressistas que se destacaram ao longo de 2017 em três categorias especiais: “Combate à corrupção e ao crime organizado”, “Defesa da seguridade social” e “Defesa da agropecuária”. Serão premiados 20 deputados e 10 senadores nas categorias gerais e 5 parlamentares em cada uma das categorias especiais.

Jornalistas

Em uma votação à parte, profissionais da imprensa elegeram os senadores e os deputados que, a seu ver, melhor representam a população no Congresso Nacional. Ao todo, foram consultados 73 jornalistas, de quase 50 veículos de comunicação, que se dedicam à cobertura das atividades da Câmara e do Senado. Pela primeira vez, a pesquisa com os profissionais da imprensa foi feita por meio de um sistema eletrônico, fortalecendo o anonimato dos votos. Os congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados nas categorias “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”

O Prêmio Congresso em Foco 2017 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, da Uber, da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Ciclo Gestão e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). O Prêmio ainda tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Ordem dos Advogados do Brasil/DF (OAB/DF) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

FONTE: Congressoemfoco

  • Sobre o autor⚖️ •Civil •Família •Consumidor
  • Publicações403
  • Seguidores1008
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-uma-semana-os-melhores-parlamentares-do-ano-de-quem-e-seu-voto/509245371

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

recomendo o link abaixo do sitio atlas político, no qual há um ranking dos parlamentares e os critérios de classificação utilizados!

http://www.atlaspolitico.com.br/ranking/senadores
http://www.atlaspolitico.com.br/ranking/deputados continuar lendo

Interessante será que tem um ranking para os Parlamentares mais corruptos? Se tivesse quem estaria no topo?

Mas a ideia legal. continuar lendo